quarta-feira, agosto 09, 2006

"Minto ao dizer que minto", ou algo do género

Durante o fim-de-semana do Sudoeste dediquei uma 1 horita de leitura ao novo conto do Peixoto. Aquele que saiu na Visão. O livro é giro e, apesar de muito simples, fez-me pensar. E tanto pensei no livro que agora estou envolvida nele.

A história passa-se em Lisboa, em Agosto. O narrador vive com mais 5 pessoas numa casa no Saldanha. Como está tudo de férias só ele, e o seu amigo Mefistófeles, estão em casa. O narrador escreve. Mas não se sente um artista frustrado. Porque escreve rascunhos, folhas soltas, para ninguém. Mas desta vez, resolve escrever uma carta, uma carta que depois fará 7 cópias e que espalhará pelas ruas de Lisboa. A carta é da Maria Amélia, dirigida ao Tó. Nela, a Maria Amélia despede-se do seu amante porque sente que o seu marido está prestes a descobrir o seu caso extra-conjugal. O seu discurso é meio popularucho. Recorda o Guincho e manda-lhe beijos calientes. No fim despede-se com o desejo de continuar a comunicar com ele via e-mail – mimelia@yahoo.com. A espera por uma resposta, para esse mail, de alguém que tenha apanhado a sua carta fictícia, torna-se a obsessão do narrador. O resto da história, se a quiserem saber, leiam o livro.

Entretanto, sozinha na caravana a vir para Lisboa, meia zapunada, lembrei-me. Claro que vou escrever também para a Maria Amélia e vou seguir a lógica do livro. Criei um mail – Tony Rebel, wings_of_freedom1963@hotmail.com (senha: amelia) – e escrevi:

Amélia

O que posso dizer sobre a tua decisão? Que lamento. Que para mim não foi só uma noite no Guincho, não eras só mais uma mulher ao meu lado. Tenho pena de nunca te ter dado a estabilidade que precisavas, a tua “família”... mas a minha alma precisa de ser livre, de estar no mundo.

Mas quero que sejas feliz!

Beijos molhados, do teu,

Tony Rebel


E agora ando permanentemente a abrir o Wings of Freedom 1963, à espera de uma resposta da Maria Amélia. Raios!

3 Comments:

At 1:21 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Olha, olha...

Passem lá na fotonovela!

 
At 11:01 da manhã, Blogger Kinder said...

Estou escandalizado. Compraste a Visão?

 
At 5:46 da tarde, Blogger Sumares said...

Nop... li o livro do Pedradinhas.

 

Enviar um comentário

<< Home