quinta-feira, março 10, 2005

Sê extrovertida e escapa-te à neurose!

Cientistas de várias universidades de já não sei de onde ( para aí Califórnia, Texas ou Nova York) , desenvolveram um processo, com ressonâncias magnéticas, através do qual, conseguiram visualizar a reacção do cérebro humano a determinadas imagens. O estudo foi feito a mulheres de várias idades. As mulheres que reagiam positivamente quando expostas a imagens de casais a beijarem-se ou a um simples coelhinho eram catalogadas por “extrovertidas”. As que se mantinham mais neutrais, a esse tipo de imagens, e reagiam mais intensamente a imagens de guerra, acidentes ou de pessoas aos gritos e a chorar, eram apelidadas por “neuróticas”.

Perante este estudo surge-me uma dúvida. Não percebo o antagonismo entre “extrovertida” e “neurótica”. Quer dizer que se eu fôr extrovertida não sou neurótica? (fixe!). Quer dizer que se me disserem “o teu pai é um introvertido!”, eu tenho direito de dar um soco a essa pessoa porque está a chamar neurótico ao meu pai? E ao mesmo tempo que lhe estiver a dar o soco ainda digo “ neurótico é o teu pai !”. E se conhecer uma pessoa neurótica, e quiser ajudar? Posso-lhe dizer “ Sê mais extrovertida. Vá. Vai-te fazer bem à neurose!” ? Ou. “Se fores neurótica, não te preocupes, podes curar-te em qualquer discoteca do país. É só entrares e desatares a falar com toda a gente. Vais ver que sais curada!”.

As coisas que uma pessoa aprende a ler as revistas que estão na casa de banho do nosso trabalho. É caso para dizer. Quanto mais íntimo da retrete fores, mais sábio és!

1 Comments:

At 12:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Belo momento de sapiência escatológica, Sumares. Bem visto, bem reflectido, bem exposto. Agora, eis que mais uma dúvida em assalta. E no caso das mulheres que reagem a casais a gritar? Serão Neuróticas Extrovertidas?Que comportamento apresentam? Extrovertem os nervos? Roem as unhas dos outros? Potenciais monstros sem dúvida. E dar-se-á o caso de existir alguém Neurótico Introvertido? E Invertido? Uma espécie de neurótico calmo... A psicologia é grande! E a ressonância magnética o seu profeta.

 

Enviar um comentário

<< Home