segunda-feira, maio 23, 2005

O dia seguinte... Ao Festival Islâmico de Mértola


Mértola, vila museu, realizou a 3ª edição do seu Festival Islâmico. Uma combinação perfeita entre uma vila branquinha, limpa, arrumada, conservada e banhada pelo Guadiana e um festival que inclui musica arabesca, islâmica, étnica, global ( ou o que quiserem chamar), um souk colorido, cheio de bom gosto, onde se pode encontrar desde babuchas a chás, turcas e bolinhos e, mais uma centena de quinquilharia tí­pica dos nossos irmãos marrocãns.
As actividades de lazer são diversas. Desde assistir a lançamentos de revistas alusivas ao tema ou dormir uma sesta debaixo de chaparros em "Pulo do Lobo". A comida é boa, dividida entre as típicas migas ou as tí­picas tagines e a relação preço-qualidade muito honesta. E as gentes? Que gente simpática! Os transeuntes, aos locais, o Presidente da Câmara de Mértola ( que até me recomendou o local para montar a tenda) os empregados das lojas, cafés e restaurantes. E mesmo aqueles, que estavam lá, como eu (tipo não sou de cá, mas sou; a boca às vezes semi-aberta), eram boa onda.
Durante o Festival em cada praça há um artista, ou dois, ou vários. Em cada ruela há uma dança do ventre, ou um djambé, ou um barraco para beber uma mini. Ou um vista fantástica para se fumar um berlaite. Enfim. Um fim de semana em grande, esse o de Mértola.
Daqui a dois anos há mais. Mas não digam a ninguém. Senão no próximo, em vez de turcas temos Timberlands. Em vez de tágine de borrego a 7 euros temos "Carpacchio de veado do campo com bolotas descascadas à francesa ( de Marrocos).

4 Comments:

At 10:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Viva Mértola !
Bom texto mas...praçinha ?

 
At 11:19 da manhã, Blogger miguel said...

É dos berlaites!

 
At 11:42 da manhã, Blogger Sumares said...

Praçinha é muito mau? Tipo o quê? A dar para o lareta? Vou tirar!!!

 
At 12:33 da tarde, Blogger Sumares said...

pronto... escrever para o mundo é uma grande responsabilidade...nem percebi que era erro gramatical... Com esta barraca aprendi uma regra. Se a seguir ao "C" vier um "E" ou um "I" , o "C" nunca é cedilhado.
Entretanto (como não tinha percebido) alterei o "praCinha" para "praça". E afinal gosto mais!

 

Enviar um comentário

<< Home